Skip to main content

Experiência Profissional

Psicoterapia

Atuando como Psicoterapeuta

Tenho atuado como psicoterapeuta desde 1985. Ao longo de mais de trinta anos fui tecendo o papel de psicoterapeuta, pautado em referencias da Terapia Cognitiva Comportamental (ênfase no curso de Psicologia), do Psicodrama e da Psicoterapia Corporal (Análise Bioenergética). Essas duas últimas formações foram especializações que ocorreram ao longo de minha carreira.

O método psicodramático é conhecido como um método ativo de psicoterapia de grupo, criado e desenvolvido por Jacob Levy Moreno, médico, a partir da criação do teatro da espontaneidade, em 1931, de acordo com Russo (1999). Moreno utilizando-se de recursos do teatro fazia com que os participantes do grupo experimentassem a espontaneidade em suas relações e em suas vivências do cotidiano. Além da psicoterapia de grupo pode ser utilizado na psicoterapia individual, como teatro espontâneo, como recurso pedagógico para o desenvolvimento de papéis, como treinamento de lideranças em escolas, organizações e instituições, como atos terapêuticos, entre outros.

Dentro do enfoque clínico são particularmente relevantes os conceitos de papel psicodramático, desempenhado no contexto clínico e trazendo possibilidades de expressão da espontaneidade e criatividade; as noções de aquecimento e protagonização, que através de técnicas de psicodrama permitem ao indivíduo o desvelamento de seu drama e a experiência de uma realidade suplementar. O método através da ação faz com que se busque soluções para os conflitos e também traz a oportunidade de se experenciar novos papeis , menos estereotipados.

O modelo psicodramático no atendimento grupal enfatiza o contrato com o grupo, a utilização do corpo como um iniciador físico, a passagem da etapa de aquecimento corporal à dramatização, o desvelamento dos dramas daquele grupo, a utilização de técnicas psicodramáticas para compreensão da dinâmica de relacionamento e a busca de soluções para seus conflitos.

De outro lado, a Análise Bioenergética, como uma abordagem de Psicoterapia Corporal, capturou minha atenção a partir dos anos noventa. Wilhem Reich, criador da Psicoterapia Recichiana e Alexander Lowen, criador da Análise Bioenergética – estudo da personalidade humana através de seus processos corporais- são dois nomes intimamente identificados com a Análise Bioenergética.

Ao longo de minha carreira como psicoterapeuta fui percebendo em meus atendimentos que era preciso aprender a ler esse corpo que se tensionava, ou se relaxava, manifestava dor ou contentamento. Precisa de outros recursos para atuar como psicoterapeuta e para isso e fui fazer uma especialização em Análise Bioenergética.

Conceitos como os de saúde vibrante e corpo, grounding, energia,carga, descarga, fluxo e movimento, respiração, linguagem corporal e grupos de movimentos constituem o embasamento do trabalho corporal que tenho desenvolvido com grupos e também em atendimento individual.

A leitura do texto: “Condução de Grupos em organizações. Uma aproximação entre as abordagens psicodramática e bioenergética” mostra como fui fazendo a interação entre essas duas abordagens, sem descaracterizar os princípios norteadores de cada uma delas. Como filha do meio numa família de três filhos, fui modelada para buscar sempre a alternativa do meio, sem exageros ou posições dogmáticas. Talvez por isso, a vida me apresente desafios relacionados a costurar situações, particularmente difíceis, como a de lidar com questões relativas à mortes e perdas.

Boa leitura!